Ponto de Cidadania oferece cursos profissionalizantes a pessoas em situação de rua de Salvador.
- Assessoria de Comunicação Mov Pop Rua - BA
- 9 de mar. de 2016
- 2 min de leitura

A partir desta terça-feira (8) até o mês de abril, 60 pessoas em situação de rua de Salvador que fazem uso de substância psicoativa, atendidas pelo Ponto de Cidadania, serviço da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social), receberão cursos profissionalizantes. Os cursos de serviços gerais, artesanato e camareira serão ministrados na sede da Comunidade Cidadania e Vida (Comvida), no Jardim Baiano, e no Centro de Convivência Irmã Dulce, no bairro de Santo Antônio, em parceria com o Comvida e o Centro de Estudos e Terapia de Abuso de Drogas (CETAD).
A oferta dos cursos vêm da perspectiva da promoção da cidadania e da saúde desse público, articulando-se com outros dispositivos de assistência social, jurídicos, de lazer e educacional. “Além de encaminhar os concluintes dos cursos ao mercado de trabalho, por meio dos nossos parceiros, outro objetivo está focado na estratégia de redução de danos, observando o princípio da promoção da autonomia por meio da inserção profissional”, explicou o coordenador técnico do Ponto de Cidadania, Gabriel Pamponet.
A superintendente de Políticas Sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis da Justiça Social, Denise Tourinho, destacou que o modelo de exclusão social acaba conduzindo muitas pessoas a situação de rua e ao uso de drogas. Isso pode ser observado no perfil dessa população que é majoritariamente masculina, negra e com baixo nível de escolaridade. “Na contra-mão disso, ofertar os cursos profissionalizantes é possibilitar novas oportunidades de existência às pessoas em situação de rua que fazem uso de substância psicoativa”.
Ponto de Cidadania - O equipamento da Secretaria de Justiça social tem foco no acolhimento e promoção da saúde e cidadania de pessoas com problemas de drogadição. O serviço é ofertado em um trailer com banheiro, chuveiro e um pequeno escritório instalados na Praça das Mãos (Comércio) e na Sete Portas (comunidade do Pela Porco), em Salvador. O projeto oferece kit de higiene, banheiro e chuveiro a fim de cuidar das necessidades mais imediatas das pessoas em situação de rua.
Juntamente com equipe do Corra Pra Abraço, outro programa da Secretaria de Justiça Social, uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais, arte-educadores, advogados, entre outros, circula em busca de aproximação, oferecendo suporte às pessoas que passam o dia ou dormem nos locais. Os profissionais interagem e constroem vínculos para fazer os primeiros atendimentos e encaminhar as demandas.
Commentaires